terça-feira, 12 de novembro de 2013

Sujeitos ligados por OU: concordância verbal

“Ou você ou eu TEREI ou TEREMOS de resolver o problema?”

O certo é “Ou você ou eu TEREI de resolver o problema”.

a) Quando temos a ideia de “exclusão” (= ou…ou), o verbo concorda com o núcleo mais próximo:

“Ou você ou EU terei de resolver o problema.” (= apenas um resolverá o problema);

“Ou eu ou o diretor TERÁ de viajar para São Paulo.” (= apenas um viajará);

“O Brasil ou o Chile SERÁ a sede do próximo campeonato.”

b)Se não houver ideia de “exclusão” (= e/ou), a concordância é facultativa:

“O gerente ou o diretor PODE ou PODEM assinar o contrato.” (= um ou os dois podem assinar);

“Dinheiro ou cheque RESOLVE ou RESOLVEM o meu problema.”

c)Se houver ideia “aditiva” (= e), o verbo deve concordar no plural:

“O pintor ou o escultor MERECEM igualmente o prêmio.” (= o pintor e o escultor merecem igualmente o prêmio;

“Futebol ou carnaval FAZEM a alegria do brasileiro.”

RESUMO – Concordância com sujeitos com núcleos ligados por OU:

a) Com ideia de exclusão, o verbo concorda com o núcleo mais próximo.

Ou você ou eu TEREI de viajar a Brasília. (=apenas um viajará)

b) Sem ideia de exclusão (=e/ou), a concordância é facultativa (preferência pelo plural).

O meia ou o atacante PODEM (ou PODE) resolver o jogo. (=um ou os dois podem resolver o jogo)

c) Com ideia de adição (=e), o verbo fica no plural.

O meia ou o atacante MERECEM igualmente o prêmio. (=os dois merecem o prêmio)

Por Sérgio Nogueira

Sem comentários:

Enviar um comentário